ACTIVIDADES

WORKSHOP E DEBATE

WORKSHOP E DEBATE

Workshop técnico: “Boas Práticas de Guia Profissional de Turismo de Natureza” (temas a abordar: gestão de grupos, acompanhamento de clientes, procedimentos de segurança, comunicação e aparência)

O Turismo de Natureza é uma segmento em franco crescimento no Algarve. Caminhadas, observação de aves, cicloturismo, interpretação da natureza, passeios a cavalo e muitas outras actividades outdoor estão a motivar o surgimento de novas empresas e novos profissionais que se dedicam em pleno à venda e realização destas experiências. O destino está mais estruturado e mais competitivo. Os serviços mais qualificados. Há necessidade, porém, de apoiar os agentes no terreno que operacionalizam esta oferta. Os guias. Neste workshop pretende-se contribuir para o enriquecimento formativo dos profissionais que operam neste segmento turístico. A iniciativa, integrada na 7ª edição do Festival de Caminhadas de Ameixial é desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

10h00. Boas vindas. Breve apresentação. Inicio dos trabalhos.

Segurança e risco em Percursos Pedestres”, Luís Carvalhinho, Professor na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM)

Gestão, dinâmica e liderança de grupos em animação turística”, António Marques Vidal, Sócio fundador da Margens e Presidente da APECATE

13h00. Final.

Debate: “A acreditação profissional de Guias de Turismo de Natureza: para quando?

João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve

António Marques Vidal, Presidente da APECATE

Cristina Lea, Presidente da AGIC

Representante do ICNF

Representante da Escola Superior de Gestão hoteleira e Turismo da UALG

Moderação: Profª Elsa Pereira, Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.

Inscrições AQUI

Horário:
24.04.2019 | 10h-13h  WORKSHOP
24.04.2019 | 15h-17h   DEBATE

Local: Auditório do Convento Espírito Santo, Loulé

MERCADINHO

Mercadinho

Um mercado de produtores onde poderá encontrar os produtos mais típicos da serra do caldeirão para levar de recordação para a sua casa.

Horário:
27.04.2019 | 14h-18h
28.04.2019 | 11h-15h

Local: Pavilhão do Grupo Desportivo

PAISAGEM E MEMÓRIA

Recuperação de cobertura de palheiro circular

No Festival terão oportunidade de participar numa acção de Recuperação da Cobertura de um palheiro Circular na aldeia de Corte De Ouro.

Bio Marco Santos e Susana Martins: A par de outras experiências profissionais, a formação na área de história e património cultural deu-nos a oportunidade de conhecer e trabalhar vertentes menos exploradas da nossa história e cultura. Neste âmbito, a mediação cultural ligada à interpretação dos elementos patrimoniais de cada lugar sempre nos atraiu. Para responder a esse desafio abraçamos este projecto com a missão de vos mostrar o Algarve numa perspectiva atraente e criativa. Venham descobri-lo connosco…

Parceria: Barroca – Produtos Culturais e Turísticos
Produtos culturais, percursos temáticos e experiências de turismo criativo, sempre ligadas à identidade do território.

Horário:
27.04.2019 | 14:30h-18h
Local: Escola Primária (ponto de encontro)

ACTIVIDADE ESGOTADA

PEDDY PAPER RURAL

Peddy Paper Rural

Uma actividade para pequenos e graúdos! Vamos seguir pistas e partir à aventura em busca de algo escondido algures no Ameixial.

Actividade desenvolvida em parceria com o curso de desporto da escola superior de educação da Ualg

Parceria: Actividade desenvolvida em parceria com o curso de desporto da escola superior de educação da Ualg

Horário:
26.04.2019 | 17h00-18h30
Local: Escola Primária (ponto de encontro)|

Inscrição Obrigatória AQUI

ESPAÇO INFANTIL

O Jogo da Memória

A escrita do Sudoeste será o mote para realizar este jogo entre pais e filhos.  Trata-se de um jogo educativo e divertido, para todas as idades, que desenvolve a perceção visual, a memória e a concentração.

Parceria: Museu Municipal de Loulé

Horário:
27.04.2019 | 16h30-18h00
Local: Escola Primária

 

 

Pinturas faciais com escrita do Sudoeste

A escrita do Sudoeste será a inspiração para fantásticas pinturas faciais com tintas à base de água.

Bio Telma Ramires: Telma Ramires, bióloga marinha, apaixonada pelas artes, natureza e crianças, quando não está criando arte, está procurando o contacto com a natureza. A arte é a melhor forma de expressão do seu ser e a natureza a sua fonte de inspiração e vitalidade… mas o melhor do mundo são mesmo as crianças.

Parceria: Piratas e Princesas
Animam e decoram festas de crianças. Trazem um conceito novo, mais humano, mais ecológico e mais divertido.

Horário:
27.04.2019 | 15h30-16h30
Local: Escola Primária
 

Jogos Tradicionais

Jogos de interacção onde toda a família joga. Corrida de caricas, jogo dos berlindes, jogo com arco e flesha, corridas de sacas, jogo da malha, etc.

Bio do Pascal Rodrigues: Pascal Rodrigues, um bem-disposto apaixonado pela natureza, animação e interação com as pessoas, quando não está a jardinar ou a animar uma festa, podemos encontrá-lo a correr pelos cerros na companhia dos seus amigos.

Parceria: Piratas e Princesas
Animam e decoram festas de crianças. Trazem um conceito novo, mais humano, mais ecológico e mais divertido.

Horário:
27.04.2019 | 15h-16h
Local: Escola Primária

CONVERSA ESPECIAL

Cabo Verde – Meetup Trekking São Nicolau

A 22 de Novembro de 2018 realizou-se a primeira edição do festival de caminhadas de são Nicolau, o  “Meetup Trekking” São Nicolau  como objectivo divulgar e promover o potencial da ilha como um produto turístico. Organizado pela SN Turismo – Associação de Operadores Turísticos, incluiu um programa de actividades, intervenções de especialistas nacionais e internacionais e a experimentação ao vivo da rede de trilhos pedestres existentes em contexto ambientalmente preservado.

O WFA é um parceiro deste festival de caminhadas que também fala português. Vamos conhecer melhor a Ilha de São Nicolau e o que ela nos reserva para 2019.

Horário:
27.04.2019 | 18h-19h
Local: Pavilhão do Grupo Desportivo

YOGA NA SEICEIRA

Yoga na Seiceira

Após uma manhã a caminhar e uma tarde a aprender, que bem que sabe uma sessão de Yoga junto ao magnífico espelhod e água da fonte da Seiceira.

Responsável: Eloisa Casals

Bio da Eloisa Casals: Instrutora do Yoga formada pelo Yoga Sámkhya Instituto / Confederação Portuguesa do Yoga, com especialização em Yoga para crianças e em Yoga para Gestantes, neste momento a frequentar o segundo ano do grau de Professor do Yoga. É a Diretora do Áshrama Albufeira - Centro do Yoga e pertence à Direção da Associação Regional do Yoga do Algarve.

Parceria: A ARYAL, Associação Regional do Yoga do Algarve, criada em 2004, é uma instituição sem fins lucrativos e uma das cinco Associações Regionais do Yoga em Portugal, das quais fazem parte, cerca de meia centena de centros do Yoga (Áshrama) em Portugal. Nestes Centros do Yoga são ministradas aulas de Yoga Sámkhya, por instrutores certificados pela Confederação Portuguesa do Yoga, também esta sem fins lucrativos.
 
Horário:
27.04.2019 | 18h
28.04.2019 | 14h
Local: Fonte da Seiceira

ANIMAÇÃO MUSICAL

Isabel Duarte e Piajon - Oficina de Danças Tradicionais / Baile

3 amigos que partilham o gosto pelas danças do mundo e pela música, juntam-se numa oficina/baile para transmitir um pouco da energia do grupo “Danças do Mundo ao Sul”.
França, Israel, Espanha e Portugal, são alguns dos países visitados numa noite animada
que promete pôr todos a dançar.

Isabel Duarte-  Danças do mundo

Carlos Boita -  Piano, melódica
Paulo Botelho - Cajon, percussão

Horário:
27.04.2019 | 19h30
Local: Pavilhão do Grupo desportivo